Conteúdos Ilegais na Internet já podem ser denunciados

Se suspeitar que o que vê na Internet vai para além das fronteiras da legalidade já existe a quem recorrer!

Portugal dispõe agora um site especializado em segurança online onde qualquer pessoa pode denunciar conteúdos ilegais na Internet, como sites pedófilos, xenófobos, de violência extrema ou outros que constituam crimes públicos.

Através do lançamento do site “linhaAlerta.internetsegura.pt”, Portugal tornou-se hoje o 22º país dos 27 membros da União Europeia (UE) a dispor deste serviço, onde os cidadãos poderão denunciar a existência de conteúdos ilegais na Internet, para posterior investigação e eventual acção judicial.

Fora da UE esta é uma medida já tomada por países como a Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Islândia, Japão, Taiwan e Estados Unidos.

Na primeira apresentação oficial do site integrado no programa europeu “Safer Internet Plus” – um plano de acção para a promoção de uma utilização mais segura da Internet e das novas tecnologias – que decorreu a 06 de Fevereiro, em Lisboa – um dos responsáveis pelo projecto disse à Lusa que a ‘hotline’ iria ser fundamental para “iniciar e facilitar a investigação criminal, melhorar o tempo de reacção das autoridades, assim como encurtar as distâncias a nível europeu”.

Saiba mais aqui

Advertisements

~ por André Rocha em 22 Julho, 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: