Mais de metade das vagas preenchidas no IPG

Com 217 novos alunos, a ESTG inverteu tendência negativa dos últimos anos

Pouco a pouco, o Instituto Politécnico da Guarda vai recuperando alunos. Ainda não é a bonança, mas este ano a primeira fase de acesso ao ensino superior, cujos resultados foram conhecidos no último fim-de-semana, saldou-se em mais 70 ingressos que em 2006. Dos 799 lugares disponíveis, 563 foram já ocupados, o que é assinalável dado que o número de vagas e de cursos manteve-se. Mas a boa notícia desta fase é que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) inverteu a tendência negativa dos últimos anos e já ocupou mais de metade das suas vagas.

«É um resultado muito bom. Desde 2003 que não tinha um saldo tão positivo, apresentando uma taxa de ocupação de cerca de 64 por cento», sublinha Jorge Mendes, justificando que «algumas apostas demoram o seu tempo a dar resultados». Será o caso dos cursos de Design de Equipamento e de Gestão de Recursos Humanos, que desta vez ocuparam a totalidade das vagas quando, em 2006, ficaram aquém das expectativas. Este ano também Gestão fez o pleno na primeira fase, enquanto Engenharia Informática teve um desempenho «bastante fraco», reconhece, com apenas sete ingressos. No cômputo geral (ver quadro), os cursos da ESTG, a unidade orgânica com mais vagas no Politécnico, atraíram 217 novos alunos, tendo sobrado 123 lugares para a segunda fase. Com lotação esgotada ficou já a Escola Superior de Saúde, cujos cursos voltaram a ser os mais procurados do IPG. Enfermagem, com 40 alunos para entrarem agora e mais 45 no segundo semestre, continua a ser um êxito, enquanto Farmácia voltou a preencher as 25 vagas disponíveis. Como já é habitual, estes foram também os cursos com a média de entrada mais alta na Guarda: 15,1 valores em Enfermagem, 14,8 em Farmácia e 14,08 em Enfermagem (segundo semestre).

Em Seia, na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (ESTT) há um problema chamado Informática para o Turismo para resolver, pois apenas quatro alunos concorreram: «É um curso para encerrar no próximo ano, pois também não há grandes expectativas para a segunda fase de candidaturas», refere o presidente do IPG, calculando que a procura da ESTT aumentou cerca de 20 por cento comparativamente a 2006, com 66 novos estudantes em 104 vagas atribuídas. Menos consensual é a leitura da performance da Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG). Jorge Mendes fala numa quebra de oito por cento em relação a 2006, quando registou uma taxa de ocupação de 77,5 por cento, mas admite que «poderá encher na segunda fase», enquanto a direcção da escola garante que a «realidade dos números» é diferente. Ou seja, «com 170 alunos colocados, a ESEG registou 69,4 por cento de ocupação e prevê preencher a totalidade das 75 vagas disponíveis na segunda fase e com o concurso de Maiores de 23 anos», sustenta num comunicado. Nesta escola apenas Desporto preencheu a totalidade das vagas (40), já Animação Sociocultural e Comunicação e Relações Económicas ficaram longe do esperado. O primeiro curso teve apenas 22 colocados para 65 vagas e o segundo atraiu oito alunos para 20 lugares.

Em termos de médias, longe vão também os tempos em que se ingressava no IPG com notas negativas. Este ano a média mais baixa verificou-se em Marketing (ESTG), onde o último colocado entrou com 10,2 valores. Além da área de Saúde, as médias mais altas registaram-se em Desporto (13,1 valores) e Informática para o Turismo (12,9). Para Jorge Mendes, o desempenho do IPG nesta primeira fase foi «muito positivo, pois entraram mais alunos que no ano passado com os mesmos cursos e as mesmas vagas». De resto, o presidente acredita que a segunda vai confirmar «o bom momento da instituição», que no próximo ano conta ver aprovados pela tutela novos cursos na área da Saúde, Protecção Civil e Nutrição e Qualidade Alimentar.

~ por André Rocha em 19 Setembro, 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: