Propina no IPG aumenta para 700 euros

No próximo ano o IPG vai receber menos 30 mil euros do Orçamento de Estado (OE), ficando-se pelos 11,1 milhões de euros. No entanto, segundo o “Jornal de Negócios”, em 2007 a instituição pagou 11,2 milhões de euros só em salários a funcionários e docentes.

 

«A situação é complicada, mas não aflitiva», tranquiliza Jorge Mendes, para quem «menos 30 mil euros podem não parecer nada num “bolo” 11 milhões, mas não nos podemos esquecer que, por exemplo, os custos com aquecimento e electricidade aumentaram». Para contrariar esta perda de recursos, o Instituto tem recorrido às receitas próprias e já deliberou aumentar em 100 euros o valor das propinas a cobrar este ano lectivo, passando para 700 euros. «Apenas o presidente da Associação Académica votou contra. No entanto, continua a ser a mais baixa dos politécnicos portugueses», destaca. «Terá que haver uma gestão cuidadosa, mas mesmo assim o saldo das receitas próprias do IPG vai ficar a zero no final do ano, pelo que terá que haver um reforço de cerca de 100 mil euros para fazer face aos compromissos da instituição com a Segurança Social. A tutela já sabe disso, esperemos que desbloqueie essa verba rapidamente, caso contrário teremos um problema grave», avisa.

 

E para Jorge Mendes uma das soluções não será dispensar professores: «Em termos de docentes, o IPG ainda está abaixo do número a que temos direito. O problema é que não temos dinheiro para os contratar», afirma, falando apenas na necessidade de «ajustamentos» nalgumas escolas.

 

Pois…Isto é tudo muito lindo e muito fácil de dizer…

Mas além do aumento de 100€ das propinas, ninguém fala no aumento de 110€ que vou ter que desembolsar para pagar o meu quarto da residência!

 

~ por André Rocha em 19 Setembro, 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: