O melhor mestrado de Engenharia de Software do mundo

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) vai ministrar o “mais importante mestrado do mundo” em Engenharia de Software (o Master of Software Engineering), único na Europa.

A abertura oficial do mestrado em engenharia de software Carnegie Mellon, ontem na FCTUC, representou, na palavras de ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “um dos passos mais significativos da actividade moderna das universidades portuguesas”.

Este programa – tal como as outras parcerias internacionais -, pretende melhorar a competitividade da indústria portuguesa e “reforçar a capacidade do Ensino Superior na relação com as empresas nessas áreas específicas”, frisou Mariano Gago.

“O que desejamos é que a universidade portuguesa não fique na mesma, [que] se transforme”, frisou Mariano Gago. É que – frisou – “o momento é de desafio para as universidades portuguesas e da Europa”. “Muitas não resistirão. As universidades podem ser antigas, mas não são eternas”, advertiu.

O mestrado em engenharia de software Carnegie Mellon University/FCTUC é, para Mariano Gago, um bom exemplo para “quebrar o círculo vicioso da mediocridade, da inveja e da pequenez nacional”, que apenas leva “ao retrocesso e ao atraso”.
Também Seabra Santos salientou a importância do programa, com o qual a Universidade de Coimbra pretende posicionar–se no contexto global da formação do mais alto nível, “responder ao desafio de globalização do Ensino Superior e concorrer com os parceiros da Europa”. O espaço europeu de ensino superior – salientou – é “um grande desafio para todos nós, quase como a integração de Portugal na União Europeia”.

Considerado como “um dos melhores do mundo”, o mestrado em engenharia de software CMU – FCTUC representa, segundo o director do curso na Universidade de Carnegie Mellon, David Garlan “uma janela de oportunidade para Portugal”.
Para este mestrado foras escolhidos, através de um escrupuloso processo de selecção, cinco alunos com, pelo menos, dois anos de experiência profissional. O “Master of Software Engineering” – que tem a duração de quatro semestres intensivos (16 meses) -, destina–se a formar “líderes futuros de engenharia de software na indústria”, capacitando–os para “actuar como agentes de mudança”, afirmou David Garlan.
A universidade de CMU lidera o mais importante ranking de universidades americanas (elaborado pelo US News and World Report) na área da formação pós graduada em “Computer Science”, onde a Engenharia de Software se insere.

 

Fonte: Diário As Beiras online

~ por André Rocha em 28 Setembro, 2007.

Uma resposta to “O melhor mestrado de Engenharia de Software do mundo”

  1. http://www.google.pt/search?sourceid=navclient&aq=0h&oq=SE&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4ADBF_pt-BRPT332PT334&q=segredosdafctuc

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: