Q208@Folding

O Q208 está a fazer uma subequipa, integrada no Portugal@Folding, que por sua vez integra o Projecto Home@Folding.
Para perceberem melhor do que estou a falar aqui vai uma pequena explicação do projecto:

O Folding@home é um projecto de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas. O projecto foi lançado a 1 de Outubro de 2000 e é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Quimica da Universidade de Stanford, sob a supervisão do professor Vijay S. Pande. Quando foi lançado, tornou-se o segundo maior projecto depois do SETI@Home. Em 8 de Março de 2004, o Genome@Home terminou e foi unido ao Folding@home.


A simulação exacta do enrolamento das proteínas e das suas deformações permite à comunidade cientifica a entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Doença de Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística. Até agora, o Folding@home conseguiu simular o enrolamento na ordem dos 5-10 micro segundos — uma escala de tempo milhares de vezes maior do que a que era antes pensado ser possível.


A 1 de Agosto de 2005, mais de 180.000 processadores estavam a participar activamente no Folding@home, num total de mais de 1.300.000 processadores registados no projecto. Com este nível de participação, o Folding@home é um dos mais poderosos computadores no mundo, capaz de cerca 175 Teraflops em termos computacionais.
Está também a ser desenvolvida uma nova maneira de acelerar o poder computacional usando a unidade de processamento gráfico, em adição ao processador.
O Folding@home está actualmente a desenvolver uma versão do BOINC com a esperança de atrair mais utilizadores.


Basicamente instalamos um pequeno programa no nosso Pc, que utiliza a parte do processador que nós não estamos a usar, para fazer cálculos. Assim estamos ajudar a comunidade mundial e não perdemos nenhuma performance no nosso Pc, pois quando estamos a ouvir música, andar na net, ou escrever no Word, grande parte do nosso processador não está a fazer rigorosamente nada e o programa utiliza essa parte para os cálculos. Este é um projecto ambicioso que toda a gente devia apoiar, pois é para o bem-estar da comunidade mundial e não tira nenhum desempenho do nosso processador.
Com este projecto, cálculos do estudo das proteínas que demoravam anos a serem feitos, agora podem ser calculados em dias, assim a cura de algumas doenças como Alzheimer, pode ser encontrada mais cedo.

1) Temos de fazer o download do programa.


Folding@home -> Windows 2000/XP/Vista
Folding@home -> Linux Console (x86) e BSD
Folding@home -> Mac OS X Graphical client (PPC)


2) Depois de o instalarmos vamos à configuração:

No User name coloca-se Q208, pois é este o nome da nossa subequipa e em Team number coloca-se 35271 que é o numero da equipa portuguesa de Folding.

Em connection convém deixar tudo por escolher, podem activar a última opção caso o vosso computador seja ‘musculado’ pois assim pode tratar de ficheiros com mais de 5Mb, caso contrário não marquem.

Em Display podem deixar estar tudo como está.

Em CPU Usage Percent colocam a percentagem máxima que deixam o programa usar, nos portateis não convem ultrapassar os 75% para este não aquecer. Nos Pcs de secretária podem colocar mais.

No Checkpoint frequency escolhe-se os minutos em que o trabalho do programa é guardado, de modo a quando ligarem o computador da próxima vez, ele comece do último ponto salvo.

Convém ter o a opção Power marcada, pois quando estamos nos portáteis com bateria, o programa fique em pausa.

A última caixa deixem-na por marcar.

3) Colocar no arranque

Temos de colocar o programa no arranque. Para isto basta irmos a TODOS OS PROGRAMAS–>ARRANQUE, e arrastarmos o atalho do Programa Folding@Home para lá.

E já está, não precisam de se preocupar com mais nada, o programa a partir deste momento faz o seu trabalho. Caso estejam interessados nas estatísticas da equipa, na barra inferior do lado direito, tem lá o icon é só carregar e obter as informações que quiserem.

Participem neste projecto para o bem de todos😉 Qualquer dúvida é favor de colocar que eu ajudo.

O projecto ainda está no inicio, mas vamos colocar o nosso nome no top dos que mais Foldam😉


3 Respostas to “Q208@Folding”

  1. […] Q208@Folding 28Jul08 […]

  2. Se pagaram-me a conta da luz posso ligar isso na PS3 :p

  3. não digo na Ps3 que isso gasta muito e não convém ter uma ps3 ligada para isso….Mas num portátil quando está ligado ou num desktop não faz mal nenhum….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: